quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Estudantes estrangeiros e inscrição em uma universidade brasileira

Com um mercado de trabalho quente, economia crescente madura com oportunidade, clima maravilhoso e belas paisagens, quem não gostaria de ir à universidade brasileira para completar sua educação?

Que tal se nós lhe dissermos que não existem taxas de matrícula nas melhores universidades do Brasil - porque são universidades públicas? Grandes exemplos são a Universidade de São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, todas instituições públicas, sem taxa de matrícula, que estão no Top 4 do ranking da Universidade QS de 2014 em toda a América Latina.

A decisão de carreira é precoce



Ao contrário do que acontece na maioria das faculdades dos EUA, você não escolhe os cursos de forma livre e descobre qual principal você deseja trabalhar enquanto anda. Você deve escolher o trabalho que deseja prosseguir (advogado, economista, médico, engenheiro, professor, etc.) antes mesmo de se candidatar e os cursos que você precisará tomar (e quando você precisa pegá-los) serão principalmente determinado pela Universidade.

Existem 3 tipos principais de licenciatura no Brasil


Licenciatura - leva entre 4 e 6 anos para completar e permite que você se torne um profissional em uma área específica - médico, advogado, engenheiro, economista, etc. Licenciatura - leva entre 3 e 4 anos para completar e permite que você se torne professor de uma determinada disciplina (Matemática, Inglês, Biologia, etc.)


Tecnológico - leva entre 2 e 3 anos para completar. É obtido mais rapidamente porque é projetado para fornecer conhecimento muito especializado em um determinado comércio (por exemplo, Agricultura, Gestão de Turismo, etc.)

Existe uma miríade de sistemas de classificação e nenhum sistema de crédito acadêmico unificado no Brasil


Ao contrário do que acontece nos EUA, cada Universidade possui seu próprio sistema de classificação (que pode variar de um sistema% para um sistema 0 a 10, a para E). Você não pode acumular créditos para cada curso que você leva que você pode transferir para outras universidades. Dito isto - as transferências são possíveis, mas o processo não é direto ou objetivo.

Os candidatos devem fazer um exame aberto público chamado Vestibular


Este teste é bastante comparável aos testes SAT ou ACT, embora existam diferenças importantes, abordadas no artigo da Wikipédia. Tal como acontece com os EUA, as universidades têm um número limitado de lugares disponíveis. A diferença fundamental no processo de seleção, no entanto, é que sua nota vestibular era o único fator considerado para sua entrada em uma universidade específica.

No entanto, recentemente, algumas universidades do Brasil começaram a aceitar estudantes de acordo com o desempenho do ensino médio e, como resultado, o Ministério da Educação projetou um novo exame de admissão conhecido como o ENEM ("National High School Examination"). O ENEM já foi adotado pela maioria das universidades públicas. No futuro, tanto o ENEM quanto o Vestibular coexistirão.

As universidades brasileiras podem exigir que os estrangeiros passem o teste de proficiência de Celpe-Bras


O CELPE-Bras (CELPE significa "Certificado de Proficiência em Português para Estrangeiros" - Certificado de Proficiência em Português para Estrangeiros) é o certificado único de proficiência em português brasileiro como segunda língua reconhecida oficialmente pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC).

O exame Celpe-Bras pode ser realizado no Brasil ou em muitos outros países, incluindo os Estados Unidos, Colômbia, Alemanha, Chile e Japão, com o apoio do Ministério das Relações Internacionais (MRE). Os exames ocorrem duas vezes por ano - em abril e outubro. O registro pode ser feito pela Internet em fevereiro, março, agosto ou setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário