quinta-feira, 30 de novembro de 2017

O que é um comprovante de residência? Veja agora!

A comprovante de residência pode ser solicitada em várias ocasiões diferentes no Brasil e o tipo de documento aceito varia de acordo com a instituição. Neste artigo, explicaremos os tipos de documentos utilizados como comprovante de residência no Brasil e o que você pode fazer se você não possui um.

O que é um comprovante de residência?


A comprovante de residência é basicamente um documento que prova que você mora onde você diz que vive. Parece muito simples quando colocado assim, no entanto, existem vários documentos diferentes que podem provar qual é o seu endereço real.


O problema com a prova de endereços no Brasil é que eles podem ser facilmente falsificados. Diferente de outros países, no Brasil, nenhuma organização é responsável por emitir uma comprovante de residência, então a maioria dos e-mails enviados para sua casa pode ser aceita como prova de que você realmente vive lá.

Além disso, o documento aceito depende muito de quem o solicite. Uma loja de varejo que lhe oferece seu cartão de crédito da loja provavelmente aceitaria qualquer documento com seu nome e endereço, mas se você estiver se candidatando a um concurso público, então você provavelmente será obrigado a apresentar uma conta de serviço público que já foi paga.

Quais documentos posso apresentar como um comprovante de residência?


Conforme mencionado anteriormente, existem vários documentos que podem ser apresentados como comprovante de residência. A rigor da instituição depende da razão pela qual os documentos estão sendo apresentados em primeiro lugar.

Se você não possui nenhum desses documentos em seu próprio nome, você ainda deve apresentar um deles junto com um documento atestando seu relacionamento com o dono da casa. Por exemplo, se todas as contas na casa estiverem registradas sob o nome do seu cônjuge, você deve tomar seu certificado de casamento para provar que você mora com essa pessoa. Se o proprietário da casa for um dos seus pais, você deve pegar seu cartão de identificação onde o nome do pais é fornecido.

Por que eu preciso de um comprovante de residência?


Como há várias situações que exigem a apresentação da comprovante de residência, aqueles que vivem em áreas que não foram regulamentadas e não são oficialmente reconhecidas pela cidade são muitas vezes impedidos pelo fato de que eles não possuem um documento oficial que indique onde sua casa está localizado.

E se eu não tiver um comprovante de residência?


Algumas pessoas simplesmente não possuem nenhum documento que possa ser usado como comprovante de residência. Este pode ser o caso para aqueles que vivem em favelas mais precárias, em áreas rurais ou em uma propriedade alugada, se todas as contas forem emitidas sob o nome do dono da propriedade.


Anexado ao documento, deve haver uma prova de endereço e o documento deve ser assinado pelo proprietário e duas testemunhas. Dependendo da instituição que requer a prova do endereço, pode ser necessário que o documento seja notariado.

Com o avanço das políticas de habitação no Brasil, várias favelas foram urbanizadas e as ruas e becos foram sinalizadas. 88% das residências localizadas em favelas têm acesso a serviços de água, para que possam usar sua conta de água como comprovante de residência.

Uma prática comum é ter um amigo ou um familiar vivendo em uma área regularizada assinar um documento afirmando que você é seu inquilino. Esta é também uma alternativa, uma vez que, dependendo da favela, os habitantes não têm acesso aos serviços postais, pelo que o envio deve ser enviado em outro lugar. Esta não é uma prática legal, mas é a única alternativa para muitas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário